Você sabe o que significa SFH, SFI, SAC e SACRE?
.
Você que tem ou pesquisou a respeito de financiamento imobiliário deve ter ficado um pouco confuso com tantas siglas e significados.
SFH, SFI, SBPE, SAC, SACRE e muitas outras. Mas afinal, qual a diferença entre essas siglas?
Além de terem significado diferente, essas siglas pertencem a dois grupos bem distintos. Um deles diz respeito ao Sistema de Financiamento e o outro ao Sistema de Amortização.
Enquanto o Sistema de Amortização trata da sistemática do cálculo das prestações, o Sistema de Financiamento trata das regras gerais do financiamento – origem dos recursos, limite da taxa de juros, valor máximo do financiamento, tipo de imóvel a ser financiado e outros parâmetros.
Os Sistemas de Financiamentos mais comuns são:
-
Sistema Financeiro da Habitação – SFH, regido pela Lei n°. 4.380/1964 e pela Resolução n°. 4.676/2018 do Banco Central.
-
Sistema Financeiro Imobiliário – SFI, regido pela Lei n°. 9.514/1997 e pela Resolução n°. 4.676/2018 do Banco Central.
Grande parte dos financiamentos imobiliários ocorrem por meio do SFH, tanto em razão do limite imposto à taxa de juros, quanto em decorrência da disponibilidade de recursos para empréstimos – grande parte dos recursos captados com as poupanças são destinados a esse tipo de empréstimo (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo - SBPE).
Já no sistema de amortização, basicamente três deles se destacam:
-
SAC – Sistema de Amortização Constante.
-
Sistema Francês ou Tabela Price.
-
SACRE – Sistema de Amortização Crescente.
Nos financiamentos imobiliários o mais comum é o SAC, onde as parcelas costumam ser decrescentes. Nos financiamentos de veículos o mais comum é o PRICE, onde as parcelas são fixas.
Veja mais sobre o tema em outros artigos.
Redação Periciar
